"Não deixes que a casa do Lince seja destruída"
National Geographic Channel
O Lince-Ibérico, símbolo do bosque mediterrânico, está a fazer com que a comunidade científica faça esforços enormes para garantir a sua salvação. O documentário 'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' mostra como se realiza a criação em cativeiro deste mítico felino, com vista à sua reintrodução em Portugal, de onde desapareceu na década de 90.
'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' foi filmado durante cerca de ano e meio, entre Outubro de 2008 e 17 de Março 2010, nos centros da rede ibérica de reprodução em cativeiro - de El Acebuche e de La Olivilla, ambos na Andaluzia (Espanha); e no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), em Silves (Portugal) -, bem como nos laboratórios clínicos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique. Contou com a colaboração de Astrid Vargas, então Directora do Programa Ex-situ do Lince-Ibérico; Hans Lutz (um dos maiores especialistas mundiais em felinos) e Marina Meli, ambos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique; e de Rodrigo Serra, Director do CNRLI.
Desde o nascimento das crias (em Espanha), que mais tarde viajaram para o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), o documentário mostra como a equipa científica de ambos os países ibéricos conseguiram levar a cabo uma acção tão complexa e delicada. Os telespectadores vão poder testemunhar como se consegue reproduzir o ambiente mais adequado para garantir a sobrevivência do lince ibérico, os nascimentos, a luta contra as doenças, os processos veterinários, a alimentação e o próprio transporte para Portugal.
No documentário 'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' assiste-se à luta pela sobrevivência de um dos animais mais característicos da Península Ibérica, testemunhando-se o empenho de uma equipa multidisciplinar que dedica os seus esforços e conhecimentos à salvação desta espécie.
DATAS E HORÁRIOS DE EMISSÃO
Estreia: Domingo, dia 03 de Outubro, às 21h30
Repete: Em Outubro nos dias 03, às 00h25; 04 às 09h20, 14h25, 19h05; e 09 às 18h10.
Em Novembro, nos dias 01 às 16h30; 03 às 19h50; 09 às 17h20; 14 às 11h55; 15 às 19h50; e 20 às 14h30.
Videos
Magníficos videos! Excelente... Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com
ResponderEliminarBoas caro Jorge
ResponderEliminaré um prazer receber-te a comentar qualquer artigo do meu blog
fica sabendo que temos vários compadres de montanha em comum
Saudações montanheiras
Então, um dia destes ainda nos encontramos!
ResponderEliminarAbraço, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com
Simplesmente fantastico!!!
ResponderEliminar