Após mais um dia de labuta, um breve descanso no lar e toca a percorrer mais uma parte do Monte do Facho, em terras de Sua Excelência Sr. Dr. Bernadino Machado.
Os dias de agora são curtos e as noites caEm cedo e pelas 17:30 já se faz noite, não obstante isso decidi aventurar-me por alguns caminhos que outrora foram-me muito importantes para ganhar alguma capacidade física para a montanha. Sentia cá dentro um enorme receio que alguns caminhos estivessem ccompletamente fechados pela vejetação .. (in)felizmente os mais interessantes continuavam transitaveis, felizmente alguém (para além de mim) também os usa.
Como era de se compreender a primeira paragem foi subir rápido ao alto do Facho, e por sequência a torre de vigia «já não o fazia há meses»
daqui tem-se uma visão muito ampla (como já referi num post anterior). Temos a cidade de Vila Nova de Famalicão ao fundo, e toda a mata de eucaliptal, pinheiral e carvalhal na restante zona envolvente. Via-se o Pé de cabril na nossa Serra do Gerês, mas só com um olhar bem atento, entre algumas aberturas no horizonte
~~ o marco geodésico do Facho (268 metros) e a torre de vigia (com os seus 30 metros)
Entretanto faz-se escuro e depois noite e ainda tinha hora e meia de caminhada a bom ritmo
É com muito agrado que posso revelar ainda existirem algumas belezas naturais "não-originárias" por estas bandas´, ... só peca a grande falta de civismo das pessoas , em especial, de empreiteiros e outras entidades que fazem destas matas seus depósitos de lixo
No dia em que as pessoas se organizaram e juntas limparam quase todas estas matas, rejubilava
mas um dia depois alguns locais toamaram seus velhos hábitos .. eu simplesmete estava frustado e desanimado
Como é difícil mudar a mentalidade das pessoas e elas terem plena conciência responsável dos seus actos
É CRIME
Sem comentários:
Enviar um comentário