segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GR.28 - por Montes e Vales de Arouca

Nos passados dias 9 e 10, dois montanheiros propuseram-se a realizar o GR.28 e com dormida em bivaque (selvagem).
Trata-se de uma Grande Rota anunciada com 90 kms; mas na verdade respeitando o seu itinerário original ronda os 80 kms.
Declara-se que é impossivel a realizar nos seus actuais modos; não existe nem bote, nem barco para atravessar o rio Paiva. Seria um exagero pedir ao Município local, a construção de um passadiço ou algo do género.
Ligou-se para o posto de turismo local e aconselharam-nos a atravesar o rio pela povoação de Espiunca. Para além de já ser muito mau o trajecto de Alvarenga até Arouca, em estradão ou asfalto, não se vai por um dos mais belos encantos deste GR que são: os moinhos de Canelas, a praia do Vau e a Cascata da Estreitinha.
Realizamos um total de 86,5 kms e desníveis acumulados num total de 8.200 metros, com início e chegada no Museu Municipal; num total de 20 horas de caminhada.
Há muto tempo já que desejava o realizar e finalmente estavam reunidas as condições para o fazer.
Percorrer Arouca pelos montes e vales das serras da Freita, Arada e Montemuro é algo que deixa qualquer um fascinado; quem conhece bem estas terras, sabe ainda melhor do que aqui falo.
Pode-se dividir o GR em duas partes: De Arouca até Além Barco (a seguir a Meitriz) e de Alvarenga até ao início do trilho. O primeiro é de um encanto soberbo e personifica verdadeiramente o porquê de adorarmos tanto a montanha -ela apaixona-nos. O segundo, alcatrão e mais alcatrão, estradão e mais estradão, o que normalmente evitamos e quase sempre repudiamos.
Mais, peca por vezes por passar nas fraldas de locais emblemáticos e não nos seus epicentros; por exagerar por caminhos sem interesse algum aos visitantes, obrigando-os a percorrer distâncias mais longas; a já generalizada má manutenção da sua rota ("é um problema geral das entidades produtoras"), ou não revalidam as marcas pedestres ou então em pontos chaves, como as encruzilhadas, simplemente muitas vezes não existem.

Haver vamos se terá interesse fazer este GR num estilo Non Stop.

O meu muito obrigado ao JJ pelo fabuloso trabalho em quase toda a logística.
Na próximo terá de ser um pouco mais rapidito, a lentidão cansa-me
"brincando falando sério"

1 comentário:

  1. Goza aqui com o menino. :)
    Para a próxima tenho carga extra para ti :):):):)

    Abraço

    ResponderEliminar