domingo, 25 de dezembro de 2011

Treino de Natal


Valinhas-Monte Pilar-Citânia de Sanfins

"O Natal já não tem a mesma alegria"
Bom era para ser um treino de +- 40kms na parte da manhã, mas lá veio a preguicite aguda e o comodismo caseiro.
Assim após um bom almoço, nós os minhotos regra geral o que gostamos mesmo é da fabulosa roupa velha lá me meti a caminho até ao carvalhal de Valinhas. Uma hora após o término de forrar o estômago lá comecei a caminhar devagarinho, começando em Valinhas e descendo para as fantásticas quedas da Fervença, passando pelos seus moinhos e levadas. Tudo muito lento. após vencer o caudal do Leça toca a calcorrear monte acima. Aquando na zona do marco geodésico de Pilar, num local de deslumbrantes afloriamentos rochosos passara uma hora de caminhada e somente 3.200 metros de trilho. A digestão já deveria estar sensivelmente controlada.
Recorde-se que após o fartlek de ontem um pouco durito: um treino no total de 90 minutos com 4 séries de 1.400m a 5.20min, ou seja, com o km médio a 3.48. Durito por ser no monte, com subidas e cascalho solto. Como tal o treino de hoje teria de ser leve e com um esforço bem controlado com o intuito de trabalhar só a endurance. Propus-me a fazer uma média não mais rápida que 10 km/h.
O treino em si teve uma distância de 25,7kms para 2h31min.
Nada mal para quem ainda há um mês e tal nem se recordava de correr.
Infelizmente não cheguei ir à citânia de Padrão já se estava a  fazer noite e tive de sacar da mochila o frontal para poder percorrer o resto do trilho até ao carvalhal de Valinhas em segurança.
Pessoalmente de momento sinto-me algo satisfeito com a minha pouca perfomance; numa situação diferente (como daqui a uns mesitos) em vez de 25 faria 33/34 kms em ritmo de treino. Já que nestes últimos dias fiz dois treinos quase iguais em estrada de 23 e 19.5 kms e a média aos 20kms dava em ambos 1 hora e 30min, ou seja, daqui a algum tempo faria a meia-maratona em 1:13min (digo eu).

desabafo pessoal:
"não será a merda de uma lesão ao joelho que mal me deixa correr
(o impacto com o solo é-me muito sofredor) que me vai impedir de treinar"

dados do gps:
distância 28,8 kms
subidas 1129
descidas 1156
elev. máxima 571
elev. minima 223

trilho

1 comentário:

  1. vai com calma! não vale a pena rebentar um joelho...para esquecer a dor no coração!

    Fica um Gde abço!

    ResponderEliminar