segunda-feira, 28 de março de 2011

Nas serranias de Bornes

Barragem de Azibo

Procurando satisfazer a vontade da familia, lá fomos ao encontro de locais que lhes relembram tempos bem mais juvenis.
Destino: aldeias de Macedo de Cavaleiros.
O dia prometia. Tempos encobertos e com vários períodos de chuva (a que não faltou uma prenda dos nossos "caça-multas" para animar o dia .. mais a contribuir para os bolsos rotos da Administração Interna).
Ainda ante sde Mirandela deparamo-nos com um dos mais belos cenários de Trás-os-Montes, os magnificos olivais de Lamas de Orelhão.
Entrando nas serras de Bornes, as zonas de Vale Benfeito, Vilar do Monte e Castelãos são paisagisticamente tão sublimes e de uma beleza tão ímpar que nos fez sentir em tal harmonia... 1ºpensamento: "tenho de tirar férias e vir calcorrear estes montes e vales".
Castelãos é uma aldeia belissima e num pequeno monte encontra-se a capela de São Marcos, que nos dá uma panorâmica ímpar a 260º. Seguimos para a aldeia de Peredo, raízes familiares assim o pediam e em muito boa hora, pois esta Serra de Bornes esconde em seus mantos tão lindos encantos que me dá uma vontade tremenda de ser novamente criança, deixar de ter responsabilidades e percorrê-los dias a fio.
Em  Peredo almoçaram numa residêncial/restaurante local. E segundo os meus familiares apesar de ser muito barato, o almoço que lhes foram servidos eram tipicos da região e de grande 'sustança'. Fica o nome Saldanha. Esta gente sente tanto a falta dos seus, que quando passa por aqui alguém são logo apresentados a toda a vizinhança.
Segue-se o belissimo vale e barragem de Camba, com a urze em todo o seu esplendor.
Com destino firmado para a Paisagem Protegida da Barragem do Azibo, lá fomos percorrendo mais um belo cenário idilico.
Retomando o caminho de casa, não podia de modo algum ficar indiferente ao magnificos morros que majestosamente se apresentam ao lado direito da IP4, após Mirandela. Fica a vontade e a promessa de o blog serranias tirar três dias e percorrer sem destino a Serra de Santa Comba, entres as freguesias de Deimãos e Suçães. Tem locais tão sujetivos como: as suas muitas fragas, o Alto do Picoto, o Alto do Rebelo, o Alto do Arrasto e S.Pedro de Veiga de Lila.
Foi mais um belissimo dia ... de chuva.

a aldeia de Castelãos com Macedo de Cavaleiros ao fundo

junto à Capela de São Marcos

fonte no Largo da Roda em Castelãos

vale do Camba

a caminho da Barragem do Camba

parque de lazer na praia fluival da Barragem do Azibo

pombal alusivo às personagens locais, os Caretos

2 comentários:

  1. tens de lá voltar no verão...para o mergulho!

    abço!

    ResponderEliminar
  2. Vou voltar lá não sei se este ano ou no próximo, as fragas encantaram-me:-)
    Abraço

    ResponderEliminar