quinta-feira, 5 de maio de 2011

GR Peneda-Soajo


No passado dia 29 de Abril realizei o GR Peneda-Soajo "non stop".
Foi um dia de muito sol e calor de manhã, com chuvas intensas (a partir do meio-dia) e grande queda de granizo entre S.Bento do Cando e Lamas do Vez
Tive de fazer o reconhecimento, pois o track que se desenhou não era o mais correcto, mas ajuda sempre (e obrigado caro JJ pela ajuda) e gosto de calcorrear o mais correcto possivel.
Trata-se de um trilho de 77 kms reais (não falo do que fiz), e com subidas acumuladas bem superiores aos três mil metros.
Partindo junto da Porta do Mezio, segue-se o seu belissimo bosque e depois as várias povoações da freguesia do Soajo. Ao passar na aldeia da Várzea já se começava a sentir o temporal que por aí vinha e ainda antes do Beleiral tive de sacar o impermeável. A chuva era tanta e tão intensa que na Peneda aproveitei para almoçar e meter conversa fiada com um habitante local demoradamente. Após 3/4 de hora a "afiar o dente", pareceu-nos que o temporal se iri dicipar e lá decidi ir avante. Subir a Meadinha foi algo duro, não pela sua inclinação, mas pelo facto de a laje estar muito escorregadia . E chegado ao Pântano o mais belo espectáculo do dia, protagonizado pelas nossas adoráveis rãs. FABULOSO e IDÍLICO. Que harmonia celestial. Que bem que soube repousar ali um pouco, todo encharcado ... mas maravilhado.
Segue-se a perigosa descida até o Pomba e a passagem pelas moreias até S.Bento do Cando.
Entra-se no maravilhoso mundo da Serra da Peneda pelas Lamas do Vez, Brandas do Real e Furado, Lapinheira e estamos na descida para Porta Cova e, logo mais, Padrão e o Belissimo Sistelo.
Já se começava a fazer tarde. Inicei a marcha tarde e ainda tive de parar algumas vezes para retemperar forças, conversar um ou outro habitante e abrigar-me da intempérie.
Segue-se Lordelo e a dura subida para Avelar. Aqui ofereceram-me abrigo, iguarias, petiscos e licores dos deuses, mas o meu plano era outro. Novamente retorquiram para que não entrasse de novo pela montanha pois já se fazia noite e a zona andava muito perigosa. Recordou um dos jovens, de seu nome João: que ainda há bem pouco tempo os lobos haviam matado uma burra de uma tia sua; e o outro João: que um compadre seu ficou ainda no outro dia sem um forte porco selvagem.
Como pai de familia que sou, não sou a única pessoa a depender de mim e de facto era bem mais sensato, não realizar os últimos 10kms (já levava 70kms nas pernas e 3.600 metros de subidas acumuladas). Juntei-me aos homens e lá se confrartenizou por mais de uma hora e depois é de enaltecer a bondade destas pessoas que me levaram até à Porta do Mezio, onde tinha o meu veículo.
Agradeço uma vez mais todo o apoio do http://vamosali.blogs.sapo.pt/.

Encontramo-nos por essas serranias




3 comentários:

  1. Olá Savage...:)
    Fiquei deliciada por teres feito esta travessia, pois pretendo fazê-la no final deste mês. jà vi que se recomenda... Mas fiquei com uma dúvida... Fizeste esses 70 km's num dia??...
    Eu não pretendo fazer non stop... mas sim com pernoitas. Mas fiquei curiosa...
    Beijocas

    Alice - Espírito da Montanha

    ResponderEliminar
  2. Já agora aproveito para dar os parabéns pelas caminhadas e pelas fotos. Deliciosas!!!! Informo também que o endereço do meu blog foi alterado...
    Agora é:
    http://www.spiritofthemoutain.blogspot.com/

    Obrigada pela partilha.
    Alice

    ResponderEliminar
  3. Olá menina
    de facto fi-la num só dia, no mesmo dia em que se abateu um forte temporal no continente e onde alguns locais de algumas cidade nacionais ficaram em parte inundadas
    tal era a fúria dos deuses celestiais do Olímpo Hermínio para com esta gente terrena que a muita queda de granizo foi tremenda e no maciço central da Peneda mais pareciam pequenos godos

    Aqui fica o track

    http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1663870

    ResponderEliminar