terça-feira, 19 de outubro de 2010

'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico'

"Não deixes que a casa do Lince seja destruída"

National Geographic Channel


O Lince-Ibérico, símbolo do bosque mediterrânico, está a fazer com que a comunidade científica faça esforços enormes para garantir a sua salvação. O documentário 'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' mostra como se realiza a criação em cativeiro deste mítico felino, com vista à sua reintrodução em Portugal, de onde desapareceu na década de 90.


'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' foi filmado durante cerca de ano e meio, entre Outubro de 2008 e 17 de Março 2010, nos centros da rede ibérica de reprodução em cativeiro - de El Acebuche e de La Olivilla, ambos na Andaluzia (Espanha); e no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), em Silves (Portugal) -, bem como nos laboratórios clínicos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique. Contou com a colaboração de Astrid Vargas, então Directora do Programa Ex-situ do Lince-Ibérico; Hans Lutz (um dos maiores especialistas mundiais em felinos) e Marina Meli, ambos da Faculdade de Veterinária da Universidade Vetsuisse de Zurique; e de Rodrigo Serra, Director do CNRLI.

Desde o nascimento das crias (em Espanha), que mais tarde viajaram para o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), o documentário mostra como a equipa científica de ambos os países ibéricos conseguiram levar a cabo uma acção tão complexa e delicada. Os telespectadores vão poder testemunhar como se consegue reproduzir o ambiente mais adequado para garantir a sobrevivência do lince ibérico, os nascimentos, a luta contra as doenças, os processos veterinários, a alimentação e o próprio transporte para Portugal.

No documentário 'Em Portugal: A Última Esperança do Lince Ibérico' assiste-se à luta pela sobrevivência de um dos animais mais característicos da Península Ibérica, testemunhando-se o empenho de uma equipa multidisciplinar que dedica os seus esforços e conhecimentos à salvação desta espécie.



DATAS E HORÁRIOS DE EMISSÃO


Estreia: Domingo, dia 03 de Outubro, às 21h30


Repete: Em Outubro nos dias 03, às 00h25; 04 às 09h20, 14h25, 19h05; e 09 às 18h10.


Em Novembro, nos dias 01 às 16h30; 03 às 19h50; 09 às 17h20; 14 às 11h55; 15 às 19h50; e 20 às 14h30.


Videos



4 comentários:

  1. Magníficos videos! Excelente... Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Boas caro Jorge
    é um prazer receber-te a comentar qualquer artigo do meu blog
    fica sabendo que temos vários compadres de montanha em comum

    Saudações montanheiras

    ResponderEliminar
  3. Então, um dia destes ainda nos encontramos!
    Abraço, Jorge Sousa www.bota-rota.blogspot.com

    ResponderEliminar