sábado, 30 de outubro de 2010

Num dia de forte chuva

Havia planeado há dias para o dia de hoje uma rota de cerca de 22 milhas lá para as Serras da Peneda e do Soajo ...mas quiz a Natureza que não a agraciasse esses seus belos encantos e concedeu-me uma benção cristalina: chuva e granizo.
Assim na impossibilidade de me fazer à montanha e percorrer isolado longas distâncias, pois nunca se sabe o que a natureza nos reserva, optei por caminhar por terras vizinhas
veio-me a vontade de percorrer o Monte do Facho, sito na terra onde viveu seus últimos anos Camilo Castelo Branco e sua família.
O Monte do Facho eleva-se a oeste da sua sede de concelho e a sul do Rio Este.
O tempo não queria dar tréguas, mas enfrentando lá me meti mata dentro, pouco mais de 15 minutos de caminhada e já sentia a fúria do meu atrevimento, uma descarga impiedosa de forte granizo; refugiei-me numa antiga casa abandonada. Esta casa é conhecida pelos locais como a "casa dos franceses". A quando a Segunda Grande Guerra, muitos foram aqueles do centro da Europa que tentando salvar as suas vidas e as dos seus, deixaram todos os seus bens para trás e fugiram para bem longe. Foi o caso de uma família de franceses que encontrou um porto seguro por estas bandas.
Continuando lá no alto "a cruz dos ingleses" e muito para além o belissimo Penedo da Bela,
onde em dias claros se tem uma ampla visão desde a Foz do Leça até às terras de Viana do Castelo, servindo a Serra d'Arga de barreira ao nosso olhar.. a serra do Sameiro, da Penha, as de Fafe
e meus caros a nordeste (NE) o Pé de Cabril, utilizando por vezes uns binócolos.
Passado o desaterro, temos uma belissima descida que a adoro subir sucessivamente (como forma de me preparar fisicamente, por ser algo curta e de um desnível superior a 70 metros) "um belo teste", e éis adiante a Poça da Bela (hoje praticamente vazia).
Apesar de estar continuamente a chover estava a deliciar-me com esse 'status quo' .. só que breve momento após tive que deliberar tal aventura e consciencializar-me que o melhor seria tomar rumo ao ponto de início, foi o que fiz por outros caminhos
... e em muito boa hora o fiz, pois quando a 300 metros da chegada recomeçou de novo a desabar granizo ainda com muita mais intensidade.

Foram 2 horas magníficas

Sem comentários:

Enviar um comentário